Anjos, Lisboa, 2014

Tigre Papel, Lisboa, 2016

Liverpool, Lisboa, 2009

Paredes, Alenquer, 2017

Zaire, Lisboa, 2011

Valmor, Lisboa, 2017

Escoural, Lisboa, 2010

Av. E.U.A., Lisboa, 2016

Moçambique, Lisboa, 2010

Expo, Lisboa, 2010

Ajuda, Lisboa, 2007

Karmel, Torres Vedras, 2010

Eira da Palma, Tavira, 2009

1 Desde 2007 que tenho vindo a construir um caminho de convergência entre investigação e prática profissional. Enquanto investigador doutorado pela FAUP, tenho trabalhado no âmbito da história da arquitectura portuguesa e, mais recentemente, sobre os processos de participação e os movimentos sociais do pós-25 de Abril. A expressão dos meus projectos tem resultado de uma pesquisa em torno da identidade da arquitectura portuguesa e de um equilíbrio entre o desenho do lugar, a construção de um modo de habitar e uma ideia de conforto.

APP3

Projecto Editorial Operações SAAL

O projecto editorial Operações SAAL: cidade, arquitectura, democracia destina-se à publicação de uma colecção, composta por nove volumes dedicados ao processo SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local).
Esta colecção tem como objectivo estudar e documentar um conjunto diversificado de projectos, contribuindo não só para um conhecimento mais preciso da história da arquitectura portuguesa do pós 25 de Abril de 1974 e da sua consequente internacionalização, como também para a discussão da cidade contemporânea.
A investigação em curso abrange várias operações a nível nacional organizadas em três regiões, de acordo com a divisão proposta pela coordenação do Serviço: SAAL/Norte, SAAL/Lisboa e Centro-Sul e SAAL/Algarve.
O conselho editorial do projecto define a estrutura da colecção e garante a sua coerência. Cada volume terá a seu cargo um coordenador editorial e uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e de outras entidades e centros de investigação convidados.

Conselho Editorial: Alexandre Alves Costa, Ana Catarina Costa, Carlos Machado, Luís Urbano, Manuel Graça Dias, Marta Oliveira, Miguel Reimão Costa, Ricardo Santos, Sérgio Fernandez.

Ocupação das instalações das Minas de S. Pedro da Cova, Porto 22 de Maio de 1975. Fotografia Alexandre Alves Costa, arquivo pessoal