Anjos, Lisboa, 2014

Tigre Papel, Lisboa, 2016

Liverpool, Lisboa, 2009

Paredes, Alenquer, 2017

Zaire, Lisboa, 2011

Valmor, Lisboa, 2017

Escoural, Lisboa, 2010

Av. E.U.A., Lisboa, 2016

Moçambique, Lisboa, 2010

Expo, Lisboa, 2010

Ajuda, Lisboa, 2007

Karmel, Torres Vedras, 2010

Eira da Palma, Tavira, 2009

1 Desde 2007 que tenho vindo a construir um caminho de convergência entre investigação e prática profissional. Enquanto investigador doutorado pela FAUP, tenho trabalhado no âmbito da história da arquitectura portuguesa e, mais recentemente, sobre os processos de participação e os movimentos sociais do pós-25 de Abril. A expressão dos meus projectos tem resultado de uma pesquisa em torno da identidade da arquitectura portuguesa e de um equilíbrio entre o desenho do lugar, a construção de um modo de habitar e uma ideia de conforto.

AC1

Ruptura Silenciosa

O Projecto Ruptura Silenciosa, que decorreu na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto entre 2010 e 2013, estudou a proximidade entre os movimentos de renovação no cinema e na arquitectura que corporizaram uma nova visão do espaço e da cidade, marcados pelos acontecimentos sociais, culturais e políticos da década de 60 e inícios de 70, em Portugal mas também internacionalmente (Pop Art, Pós-modernismo, Nouvelle Vague, Neo- realismo, etc). A investigação foi feita sobre os objectos arquitectónicos e cinematográficos que estabeleceram uma ruptura silenciosa, dando um sinal das convulsões na sociedade portuguesa que levaram à revolução social e política de 1974 que fez capitular a ditadura. Cineastas e arquitectos circulavam nos mesmos meios e discutiam como as duas disciplinas se podiam influenciar mutuamente, não apenas culturalmente, mas como processos de projecto que lidam com o uso do espaço. Provavelmente como nenhum outro método de visualização, as imagens em movimento conseguem representar os espaços arquitectónicos como espaços “vividos” e “habitados”. O cinema é muitas vezes encarado como um meio que, através da relação espaço/tempo, da mise-en-scène, dos personagens e do argumento, pode circunscrever importantes debates sobre a arquitectura e a vida urbana. Foi defendido que as imagens em movimento têm a capacidade de criar um “sentido de lugar”, fenómeno não só relacionado com a matriz da realidade física do espaço que é filmado, mas também com a relação vivencial que estabelecemos com a luz, a cor, o som, a música e a estrutura narrativa.

Apesar de ser objecto de investigação há já algum tempo, essa investigação estava, no entanto, dispersa e foi necessário aglutinar práticas e trocar experiências sobre as diferentes formas de abordar o tema, num fórum de discussão multidisciplinar sobre a metodologia a adoptar no estudo de duas formas de arte próximas, mas distintas. A conexão entre a arquitectura e o cinema revelou-se, assim, um campo rico para a pesquisa académica. O Projecto Ruptura Silenciosa procurou sistematizar as afinidades em torno da arquitectura e do cinema, de forma a construir uma base de trabalho comum para a colaboração entre os diferentes parceiros envolvidos. Compreendeu uma componente de investigação teórica, baseada na escrita de artigos e dissertações de mestrado e doutoramento, bem como na organização de conferências, simpósios e seminários de âmbito internacional, que contribuíram de forma significativa para a formação pós-graduada e especializações na área dos estudos críticos sobre arquitectura e cinema; compreendeu também uma componente de investigação prática ou experimental, procurando reflexões inovadoras sob a forma de objectos multimédia (documentários, curtas- metragens, base de dados de texto, vídeo, imagem e som).

Ruptura Silenciosa, projecto com a duração de três anos, foi um fórum para investigadores que exploraram a relação entre a história do espaço urbano, da arquitectura e das imagens em movimento em Portugal. O Projecto propôs aos participantes a oportunidade de partilhar reflexões a partir de um discurso fílmico sobre a arquitectura assim como uma leitura espacial do cinema, cruzando as fronteiras das duas disciplinas.