Anjos, Lisboa, 2014

Tigre Papel, Lisboa, 2016

Liverpool, Lisboa, 2009

Paredes, Alenquer, 2017

Zaire, Lisboa, 2011

Valmor, Lisboa, 2017

Escoural, Lisboa, 2010

Av. E.U.A., Lisboa, 2016

Moçambique, Lisboa, 2010

Expo, Lisboa, 2010

Ajuda, Lisboa, 2007

Karmel, Torres Vedras, 2010

Eira da Palma, Tavira, 2009

1 Desde 2007 que tenho vindo a construir um caminho de convergência entre investigação e prática profissional. Enquanto investigador doutorado pela FAUP, tenho trabalhado no âmbito da história da arquitectura portuguesa e, mais recentemente, sobre os processos de participação e os movimentos sociais do pós-25 de Abril. A expressão dos meus projectos tem resultado de uma pesquisa em torno da identidade da arquitectura portuguesa e de um equilíbrio entre o desenho do lugar, a construção de um modo de habitar e uma ideia de conforto.

TPI3

SAB sessões de arquitectura na Baixa

Pela necessidade e inquietação permanentes de debater os temas da arquitectura, em 2010 um grupo de arquitectos iniciaram sessões regulares de discussão com o objectivo de construir um espaço de debate e partilha que consideravam essencial para a sua actividade profissional.

Dadas as características e interesses do grupo, as primeiras sessões desenvolveram-se em torno do tema da identidade da arquitectura portuguesa, sob o mote: “fazemos arquitectura portuguesa ou fazemos arquitectura em Portugal?”. Depois de mais de uma dezena de sessões foi elaborada uma pequena publicação que procurou fixar uma síntese sobre as principais questões discutidas.

A estrutura aberta das sessões determinou o modo como o tema central foi sendo abordado e o modo como a publicação viria a ser organizada em três partes: 1) identidade, 2) arquitectura portuguesa e 3) contemporaneidade.

Autores: Emanuel Romão, Gonçalo Moreira, Inês Cabrita, Miguel Fevereiro, João Segurado, João Xavier, Ricardo Santos, Sérgio Bernardo