141

Alenquer

Localização Alenquer
Projecto Execução Interior: 2016-2017
Obra 2015-2018
Área de Construção 238 m² + 218 m² + 218 m²
Cliente Privado
Arquitectura (Projecto Execução) Ricardo Santos e Miguel Fevereiro
Fotografia Miguel Fevereiro

Projecto de execução para uma moradia unifamiliar em Alenquer, com três pisos. O projecto inicial de reabilitação previa a divisão da área social (piso 1) da área privada (piso 2) e a instalação das áreas técnicas, garagem e sala polivalente no piso 0.

O projecto de execução foi divido em duas fases. Na primeira fase foram propostos um conjunto de acertos à geometria, proporções e organização dos espaços da área social e da área dos quartos, que incluiram o desenho dos tectos e da iluminação. E numa segunda fase, propôs-se um ambiente e uma ideia de conforto que orientaram a selecção dos materiais e acabamentos, participaram na definição dos layout´s das instalações sanitárias e cozinha, por forma a garantir uma coerência e harmonia entre os espaços de cada piso.

O ambiente proposto para as zonas de estar das salas e quartos, prevê o uso da madeira maciça no pavimento, o desenho cuidado da luz artificial e a pintura das paredes e tectos de branco. A cozinha e instalações sanitárias têm por base pavimentos e revestimentos em pedra lioz branca e pontualmente painéis de azulejos Viúva Lamego.