111

Ajuda

Localização Caramão da Ajuda, Lisboa
Projecto 2007-2008
Obra 2008-2009
Área de Construção 40.30 m² + 36.90 m² + 36.90 m²
Cliente Privado
Arquitectura Ricardo Santos e ACTSarquitectos
Fotografia Whom Creative Studio

Inserido num contexto urbano onde o desenho não resistiu à passagem do tempo, procurou-se restituir uma imagem, refazer um traçado e propor um modo de habitar que não passasse pela ampliação mas sim pela vontade do cliente em habitar aquela escala. Propôs-se um elemento, um eixo vertical que organiza espaços e percursos que convivem numa curta área de implantação.

No logradouro a passagem do tempo tinha montado um cenário “temporariamente” construído para sempre. A leitura de conjunto tinha-se perdido, cada casa foi ampliada na direcção do logradouro e o plano era agora um conjunto de volumes desalinhados de acordo com a vontade de cada proprietário.

A proposta pretendia recuperar a identidade daquele lugar, reconhecendo-lhe a sua qualidade, recuperar o desenho original da volumetria do edifício, repondo o alinhamento inicial entre a casa e o conjunto edificado.

A demolição de volumetrias construiu um novo vazio, outrora existente, que aumentou a área de logradouro, permitiu dar mais privacidade à casa e criar novos enquadramentos para o exterior.

O desenho do espaço interior tinha necessariamente de compreender a escala da pequena área de implantação, no sentido de criar uma matriz funcional de acordo com o programa e com as exigências de um novo habitar e aumentar a percepção do espaço de cada piso. O núcleo estrutural e de acessos definiu a proporção dos espaços e a organização entre si, estabelecendo uma relação de continuidade entre eles e com a envolvente.