134

Anjos

Localização Rua dos Anjos, Lisboa
Projecto 2014-2015
Obra 2015
Área de Construção 154.45 m²
Cliente Privado
Arquitectura Ricardo Santos
Fotografia João Morgado

O projecto de reabilitação partiu de uma ideia de valorização da singularidade da tipologia pré-existente; da privilegiada orientação solar (nascente-poente); e da sua conjugação com o programa e modo de habitar a construir. Este ponto de partida evitou demolições desnecessárias e conteve a tentação de ampliar os espaços ou de alterar a relação de escala e proporção das divisões.

Ao nível do programa propôs-se a existência de três áreas de estar com entradas independentes e ligadas entre si por portas duplas com bandeira (sala de estar, biblioteca, escritório) respeitando a estrutura espacial pré-existente e retirando o máximo partido da sua exposição solar (poente). Do lado nascente na única divisão com dois vãos colocou-se o quarto e manteve-se a posição original da cozinha e instalação sanitária. Dadas as dimensões da cozinha, optou-se por organizar num mesmo espaço uma zona de preparação e confecção de alimentos e uma zona de refeições. Na área central do apartamento foi instalado um quarto de vestir, uma nova instalação sanitária e uma zona de arrumos.

A forte presença do soalho de madeira e das portas originais, juntamente com uma importante área de circulação central, marcada por um lambrim de contraplacado, contribuíram para a definição de uma ideia de conforto e caracterização dos espaços assente sobre uma relação de equilíbrio entre a madeira e as paredes pintadas de branco.

As instalações sanitárias seguem o desenho do lambrim da zona de circulação apresentando igualmente uma protecção da parede a meia altura, mas em pedra lioz, tal como os pavimentos das zonas húmidas. A ligação entre as madeiras, o branco das paredes e o lioz é complementada com a introdução pontual de azulejos e de mobiliário desenhado à medida para o quarto de vestir, as instalações sanitárias e a cozinha.

A relação encontrada entre tipologia, programa, materiais e luz aponta para a construção de uma ideia de habitar e de conforto que temos vindo a explorar através da combinação entre desenho, composição e escala e elementos naturais como a pedra, a madeira e a luz.