Anjos, Lisboa, 2014

Tigre Papel, Lisboa, 2016

Liverpool, Lisboa, 2009

Paredes, Alenquer, 2017

Zaire, Lisboa, 2011

Valmor, Lisboa, 2017

Escoural, Lisboa, 2010

Av. E.U.A., Lisboa, 2016

Moçambique, Lisboa, 2010

Expo, Lisboa, 2010

Ajuda, Lisboa, 2007

Karmel, Torres Vedras, 2010

Eira da Palma, Tavira, 2009

1 Desde 2007 que tenho vindo a construir um caminho de convergência entre investigação e prática profissional. Enquanto investigador doutorado pela FAUP, tenho trabalhado no âmbito da história da arquitectura portuguesa e, mais recentemente, sobre os processos de participação e os movimentos sociais do pós-25 de Abril. A expressão dos meus projectos tem resultado de uma pesquisa em torno da identidade da arquitectura portuguesa e de um equilíbrio entre o desenho do lugar, a construção de um modo de habitar e uma ideia de conforto.

H5

A construção de um modelo basilical de escala média (séc. XII a XVI)

Resumo: Esta comunicação propõe uma reflexão sobre as conclusões da tese de doutoramento realizada no âmbito da arquitectura portuguesa e da sua observação no tempo longo, sobre os princípios construtivos e de desenho que deram origem a um modelo basilical de escala média para igrejas de três naves, construídas em Portugal, entre o século XII e meados do século XVI.

Com base em doze edifícios, apresenta-se um fio condutor que pretende definir uma segunda linha coerente, reveladora de uma outra natureza da arquitectura portuguesa, a par dos grandes monumentos nacionais, que relaciona edifícios de diferentes programas construtivos e de diversos períodos artísticos e ordens religiosas.

Propõe-se uma leitura da forma, composição e expressão, a partir de um modo de ver disciplinar e estuda-se a entrada, formação e difusão do modelo basilical beneditino, registando as inovações e as diferenças e discutindo as hipóteses sobre as permanências ao longo do tempo.

Através da comparação e sobreposição dos desenhos das obras revelam-se as principais relações de medida e de proporção existentes, procurando compreender a síntese entre as questões construtivas e as questões compositivas, o modo como as obras são lançadas e qualificadas do ponto de vista do seu programa e do desenho.