Anjos, Lisboa, 2014

Tigre Papel, Lisboa, 2016

Liverpool, Lisboa, 2009

Paredes, Alenquer, 2017

Zaire, Lisboa, 2011

Valmor, Lisboa, 2017

Escoural, Lisboa, 2010

Av. E.U.A., Lisboa, 2016

Moçambique, Lisboa, 2010

Expo, Lisboa, 2010

Ajuda, Lisboa, 2007

Karmel, Torres Vedras, 2010

Eira da Palma, Tavira, 2009

1 Desde 2007 que tenho vindo a construir um caminho de convergência entre investigação e prática profissional. Enquanto investigador doutorado pela FAUP, tenho trabalhado no âmbito da história da arquitectura portuguesa e, mais recentemente, sobre os processos de participação e os movimentos sociais do pós-25 de Abril. A expressão dos meus projectos tem resultado de uma pesquisa em torno da identidade da arquitectura portuguesa e de um equilíbrio entre o desenho do lugar, a construção de um modo de habitar e uma ideia de conforto.

TPI5

MOSTRA reabilitação

Apresentação de dois projectos realizados em co-autoria com o atelier ACTSarquitectos, na discoteca Lux, no âmbito da Temporada 2 – MOSTRA Reabilitação, organizada pela secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos em Lisboa.

Os projectos apresentados têm em comum a proximidade ao Parque do Monsanto e o facto de fazerem parte de dois bairros de renda económica construídos no princípio do século XX em Lisboa – Caramão da Ajuda e Bairro da Calçada dos Mestres, em Campolide. Para além deste contexto e enquadramento, os dois projectos têm como premissa comum o reconhecimento da identidade formal e estética do conjunto urbano em que estão inseridos, lançando o mote para pensar o modo como as novas formas de habitar se podem ajustar àquelas tipologias e o modo como os projectos podem identificar o que é mais importante preservar e o que é necessário voltar a desenhar.